quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oasis - Standing on the Shoulder of Giants

No distante ano 2000, depois do lançamento do superproduzido embora irregular Be Here Now (1997), o Oasis resolveu apostar em novas vertentes para lançar Standing on the Shoulder of Giants.

O disco foi concebido durante um período bastante conturbado para a banda. O líder do grupo, Noel Gallagher, estava sofrendo de constantes crises de pânico. Inclusive, é daí que vem a melhor faixa não só do álbum, mas de toda a carreira da banda, a progressiva e Gas Panic!

A banda também estava tendo que lidar com problemas de saídas de integrantes. O baixista Paul “Guigsy” McGuigan e o baixista Paul “Bonehead” Arthurs resolveram abandonar o barco. Com isso, restou a Noel gravar todas as guitarras e baixos do disco.

Ao contrário do que acontecia nos primeiros discos da banda, as músicas de Standing on the Shoulder of Giants não tinham uma mensagem tão positivista em suas letras, bem como seus arranjos eram bem mais elaborados. Outra coisa "nova" nesse disco, é que pela primeira vez 100% das composições não partem apenas de Noel. O Gallagher mais novo, Liam, assina uma faixa. Little James. Tudo bem que é a pior do disco, mas tá valendo.

O leque de influências também era bem mais amplo. Na faixa de introdução, Fuckin’ in the Bushes, o riff principal e a levada da bateria trazem consigo uma pegada bem hard rock, ao melhor estilo Led Zeppelin.

Mas como não podia deixar de ser, em algum momento a influência que os Beatles exerciam sobre o Oasis iria aparecer. E ela está logo na faixa dois, que por sinal, foi o single de maior êxito do disco, Go Let it Out.

Outra referência aos Beatles nesse disco é encontrada em Who Feels Love, que remete bastante à fase psicodélica dos fab four de Liverpool.

Experimentos à parte, a banda não deixou de investir nas já tradicionais guitarras distorcidas, elementos característicos do som do grupo. Put Yer Money Where Yer Mouth Is e I Can See a Liar são as amostras disso.
Noel Gallagher, parte cerebral da banda, também tem seus momentos de frontman, nas baladas Sunday Morning Call e Where Did it All Go Wrong. Essa última, em sua versão demo tinha uns teclados a mais, uns elementos de trip-hop, mas a ideia, infelizmente, não foi levada adiante.

E fechando o trabalho, a banda volta a apostar no progressivo, na belíssima Roll it Over, cuja letra fala sobre outros artistas que pegaram carona no sucesso do Oasis para se promover, principalmente Robbie Williams.

Em suma, Standing on the Shoulder of Giants foi o disco certo no momento certo. Após um período bastante difícil para a banda, além das inúmeras críticas sobre Be Here Now, os irmãos Gallagher acertavam o tiro mais uma vez para fazer um disco de sucesso. E assim foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio