sábado, 12 de maio de 2012

The Beatles - White Album


Por que – na minha humilde opinião – o White Álbum é o melhor disco da carreira dos Beatles e um dos melhores da história do rock?

Pra começar, o óbvio: é o disco deles que teve mais canções (30 músicas dispostas em 2 LPs), e se tratando de uma banda tão regular como eram os 4 meninos de Liverpool, quanto mais musicas, mais acertos tinha por ali!

Como o próprio Lennon dizia ('Era John e a banda, Paul e a banda, George e a banda'), tratava-se do inicio do fim dos Beatles, a individualização das vontades, num conflito que gerou alguma das composições mais espetaculares de cada um deles, como se quisessem provar o quanto eram fortes individualmente (até o Ringo brilha com sua primeira composição gravada num disco da banda – Don’t Pass Me By).

Dessa guerrinha interna, ganhamos um disco que não busca soar como um trabalho uniforme, e ao deixar vencer a heterogeneidade, podemos encontrar de tudo ali: Rock n' Roll, Blues, Reggae, Soul, Jazz, Country, Pop, etc.

De Paul McCartney, obras-primas como Back in the USSR, Ob-La-Di, Ob-La-Da, Martha My Dear, Blackbird, Rocky Raccoon, Why Don’t We Do It in the Road, Helter Skelter (o primeiro heavy metal da história? Não, mas sim um dos melhores com toda certeza!) e Honey Pie.

De Lennon, maravilhas como Dear Prudence, Happiness is a Warm Gun (uma musica em 4/4, 3/4, 6/8, 3/4 e, por fim, 4/4 no refrão? E ainda existe alguns loucos pra dizer que Beatles é música simples!!!), I’m So Tired, Julia, Yer Blues, Sexy Sadie, Cry Baby Cry e Good Night.

De Harrison, as espetaculares While My Guitar Gently Weeps (Clapton quebrando tudo nos áureos tempos em que era God!), Piggies, Long, Long, Long e Savoy Truffle.
E lá se vão 44 anos, as carreiras solos que comprovariam os talentos individuais fora do espaço Beatles vingaram (sim, eu acredito que existiram ótimas obras solos dos 4, é só ir lá ouvir que se acha!) e milhares de listas no decorrer destas 4 décadas só reafirmariam o óbvio: White Album sempre estará entre os melhores discos da história do rock (e quem sou eu pra discordar de tamanha verdade?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio