sexta-feira, 18 de maio de 2012

Kaiser Chiefs - Employment

Com o fim definitivo do Blur pouco depois do lançamento de Think Tank em 2003, o Britpop perdeu um dos seus principais pilares. Pouco tempo depois, algumas bandas mais novas começaram uma tentativa de fazer um revival dos tempos áureos do movimento.

Bandas como Franz Ferdinand e Kasabian faziam parte disso, bem como os já veteranos do Stereophonics que ainda iriam lançar seu disco mais bem sucedido em 2005, o Language. Sex. Violence. Other?

Também em 2005, o Kaiser Chiefs lançou aquele que veio a ser o seu primeiro álbum: Employment. E é sobre esse disco que a gente vai falar um pouco agora. 

Dele se destacam algumas faixas que viraram verdadeiros hinos indies, tais como Oh My God, I Predict a Riot e Everyday I Love ou Less and Less, que inclusive abre o disco.

Logo na saída, a banda foi “acusada” de ser uma espécie de cópia da banda de Damon Albarn. Inclusive o então vocalista do Oasis, Liam Gallagher, chegou a classificar a banda como “um Blur ruim”.

A verdade é que não é bem assim também. O Kaiser Chiefs e o seu Employment podem não ser referência de nada quanto o contexto é originalidade. Mas por outro lado, seu primeiro disco é uma obra bastante consistente no que se refere ao que a banda se propôs a fazer.

Além das faixas anteriormente citadas, Na Na Na Na Naa e Modern Way também se destacam pela qualidade e pela facilidade de assimilação que trazem consigo, sobretudo por terem melodias alegres e refrões de fácil memorização.

Das já citadas, é óbvio que I Predict a Riot é a mais bem sucedida do disco e uma das da carreira dos Chiefs. Incontestavelmente, é hit.

Oh My God também alcançou um relativo sucesso. Tanto que a bonitinha Lily Allen tratou de fazer uma releitura nova da música, toda suingada, produzida por Mark Ronson.

A consistência de Employment em grande parte se deve à trinca feita entre baixo, bateria e teclados. Os efeitos eletrônicos são de importância vital na maior parte das faixas.

E graças a essa consistência que os Kaiser Chiefs conseguiram o sucesso logo no primeiro disco, fazendo com que eles estivessem cheios de moral para o segundo trabalho lançado um ano depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio