sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A História do Glam Metal - Parte 4

Essa quarta parte é dedicada a dois grupos em especial, que merecem enorme destaque na história do glam metal. O primeiro dele é o Guns N' Roses, que mudou para sempre o rumo do estilo. A segunda é Lita Ford, uma dama do heavy metal que iniciou sua carreira no punk, mas se tornou uma lenda por causa do glam.

O Guns N' Roses nasceu da junção de duas bandas indiscutivelmente glam de Los Angeles: o L.A. Guns e o Hollywood Rose, em 1985. Pela falta de comprometimento dos integrantes do L.A. Guns com a nova banda, o vocalista Axl Rose e o guitarrista Izzy Stradlin resolveram recrutar novos membros: o baixista Duff McKagan, o baterista Steven Adler e o guitarrista solo Slash, que havia tentado entrar no Poison um certo tempo atrás. Por motivos óbvios, a banda foi batizada de Guns N' Roses, e tocava um hard rock mais revoltado e menos centrado em diversão do que o restante de seus contemporâneos, o que pode ser explicado pelas influências punks de Duff McKagan, um verdadeiro discípulo de Johnny Thunders. Seu primeiro disco, Appetite for Destruction, foi lançado em julho de 1987, cujos três singles alcançaram enorme sucesso nas paradas norte-americanas. Como não podia deixar de ser, a banda começou a alcançar fama extramusical, por seus integrantes estarem quase sempre afundados em álcool e drogas, além da personalidade forte de Axl Rose, que causava desavenças entre eles e todos os membros.

Enquanto a popularidade da maioria das bandas glam ia decaindo (o público de rock n' roll começou a se diversificar, preferindo sons mais pesados e com temáticas mais populares como as exploradas no thrash metal da Bay Area e no grunge que ia surgindo nas regiões chuvosas de Seattle, Olympia e Minneapolis), a do Guns ia aumentando. Eles não eram uma simples banda glam, como o Poison ou o Ratt. Eles eram infinitamente mais poderosos, exploravam influências e temáticas diferenciadas em sua música, e resolveram dar um golpe de misericórdia em seu caminho para se tornarem a maior banda do mundo no início da década de 1990. O golpe veio em duas partes, e seu nome era Use Your Illusion.

Com grandiosos sucessos, como as baladas Don't Cry, November Rain e Estranged (as duas últimas com mais de 8 minutos de duração), e a trilha sonora de O Exterminador do Futuro, You Could Be Mine, eles realmente conseguiram. A turnê dos UYI foi marcada pela estreia dos novos membros Dizzy Reed (teclado) e Matt Sorum (bateria),  este último substituindo Steven Adler, que estava sofrendo por seu vício em heroína e não conseguia mais tocar bateria. Izzy Stradlin também foi substituído por Gilby Clarke, e, bem lentamente, a "maior banda do mundo" começa a se desfazer. Em 1997, após o lançamento de The Spaghetti Incident? e um cover de Sympathy for the Devil dos Rolling Stones, o único membro original do Guns N' Roses é Axl Rose. Depois disso começa todo o circo de Chinese Democracy, que finalmente saiu e é um ótimo disco, mas isso é história para outro post.

Lita Ford é um capítulo interessante para a história do rock feminino em geral. A loira começou sua carreira aos 16 anos, como guitarrista solo do famoso grupo The Runaways, permanecendo em sua formação até o fim da banda, em 1979 - as constantes brigas entre ela e a vocalista/guitarrista Joan Jett, pela direção musical que a banda iria seguir, foram o motivo do término precoce do grupo, e não a saída de Cherie Currie, como foi mostrado em seu filme autobiográfico (Jett assumiu os vocais principais após a saída de Currie, e as garotas lançaram dois maravilhosos discos como um quarteto). Joan queria seguir suas influências punks, enquanto Lita era uma entusiasta do heavy metal, gênero que seguiu em sua carreira solo.

Uma conexão interessante (e puramente extramusical) de Lita Ford com o glam metal é sua lista de relacionamentos amorosos. Entre eles, estão Nikki Sixx (baixista do Mötley Crüe), Tony Iommi (guitarrista do Black Sabbath e sua principal influência na guitarra), Chris Holmes (guitarrista do W.A.S.P.) e Jim Gillette (vocalista do Nitro, uma banda megalomaníaca da cena glam, cujo truque de palco era quebrar taças com sua voz). Voltando à música, seus primeiros álbuns eram muito mais voltados para o heavy metal clássico do que para o glam de fato, mas em 1988, com Lita, ela começou a flertar com o estilo. O álbum rendeu muitos hits, entre eles, Close My Eyes Forever, um dueto com Ozzy Osbourne, marido de sua empresária Sharon. O lançamento posterior a Lita, Stiletto, ainda lhe rendeu um hit, Hungry, mas a memória popular dos fãs de glam sempre se lembrará de Lita Ford como sua musa, além de uma excelente guitarrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio