sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Oasis - Definitely Maybe

Vamos fazer uma viagem no tempo e voltar até 1994. Kurt Cobain, líder do Nirvana, havia acabado de se suicidar e com isso o movimento grunge entrava em franca decadência.

A Inglaterra já ensaiava um novo movimento para dominar a música mundial desde 1989 com o lançamento do disco de estreia do Stone Roses, mas foi só em 1994 com o lançamento de Parklife pelo Blur e principalmente por causa do disco qual vamos falar hoje, Definitely Maybe, do Oasis.

Algumas bandas precisam de vários lançamentos e de uma evolução gradual ao longo dos anos pra poder se autoproclamar como uma grande banda de rock. 

Não é o caso do Oasis. Nunca foi. A banda dos irmãos Gallagher mostra que é uma banda grande desde seus primórdios.

Rock N' Roll Star abre os trabalhos do álbum de forma esplendorosa, com um rock n' roll, como o próprio nome da faixa sugere, cru, orgânico, bem como Cigarettes & Alcohol, que segue a mesma estrutura.

O disco também tem suas baladinhas, como Live Forever e Slide Away, mas com guitarras igualmente sujas e distorcidas as das anteriormente citadas, mostrando que o Oasis havia chegado pra fazer barulho.

Outro dos grandes êxitos de Definitely Maybe sem dúvida é Supersonic. Não sendo ela exatamente rápida, é como se ficasse no meio do caminho entre Live Forever e Up in the Sky ou Bring it on Down, faixas com um ritmo mais acelerado.

Momentos com uma influência mais psicodélica também aparecem, sendo representadas por Shakermaker e Columbia, que não poderiam receber outra definição a não ser "chapadas".

Como conjunto, não é o melhor disco da banda, ao contrário do que se prega por aí. Mas como primeiro disco, é definitivamente acima da média. 

Pode até se dizer que muitas bandas dariam um braço pra escrever um disco tão bom logo em seu debut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio