terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lobão - Canções Dentro da Noite Escura

Por: Antônio Altvater

Ainda, por certos vestígios de ingenuidade, me surpreendo e me frustro (claro) quando percebo o quanto, boa parte do público que consome música no nosso país está ligado mais a ideia de mercado musical do que na concepção de música como expressão artística, pessoal, manifestação de opinião e outras inúmeras coisas que a produção fonográfica pode se tornar.


Muitos de nós já consumimos, ou ao menos conhecemos alguém que ainda consome música na fórmula "Hitmaker", aquela velha história de "Faz tempo que não ouço fulano na rádio" acaba se tornando sinônimo de que tal artista não anda produzindo discos ou músicas realmente boas. Um grande exemplo disso, é o disco o qual vou tratar nessa resenha. 

Canções Dentro da Noite Escura (2005) do odiado e aclamado Lobão, foi o piloto de lançamento da revista Outra Coisa. O disco conta com participações de Cazuza e Julio Barroso através de manuscritos que estavam guardados e surgiram durante a produção e composição do disco.

Explicando a história do "hitmaker": Lobão, é sem dúvida, dono de um currículo invejável no hall do rock n' roll nacional. Muitos discos que marcaram época durante a época febril do rock brasileiro, inúmeras músicas emplacadas e paradas de sucesso das rádios. Mas de repente, o cenário mudou, o "roque errou" como ele mesmo tinha profetizado anos antes das sucessivas ondas de axé, sertanejo e pagode que estavam por vir. 

E ao contrário do que muitos artistas e bandas fizeram na época, ele não cruzou os braços para viver e relembrar um passado de glórias. E foi a partir de inúmeras tentativas de se reinventar, que o Canções Dentro da Noite Escura nasce. Mas a questão é: 

O público estava pronto para receber o novo trabalho, ou queria o Lobão de antes, cantando os antigos sucessos?

Não, lógico que não. Toda mudança causa um certo desconforto, e a recepção do novo trabalho não agradou muito o público em si. Mas vamos voltar a falar do que interessa de verdade, que é do disco.

Canções Dentro da Noite Escura é basicamente, uma apostila de como se fazer um bom disco de rock, coisa que muitas bandas nacionais atuais que se dizem tocar rock precisam urgentemente aprender a fazer, por isso façam a lição de casa e escutem o disco, descubra porque. 

Timbres de guitarras provocativos, letras densas, fugindo do iêiêiê manjadão e da dor de cotovelo costumeira. Pra Sempre Essa Noite, faixa que abre o disco é um convite para tudo que esta por vir. 

Durante todo o disco, acompanhamos Lobão em uma viagem lisérgica e noturna que começa nas ruas no Leblon e vai parar em confrontos internos e externos, alguns deles de uma certa brutalidade como no caso de Boa Noite Cinderela, Homem Bomba e Balada do Inimigo

Em outros, no entanto, alguns momentos de afeto e como em Vamos Para o Espaço, Você e a Noite Escura, Quente e A Gente Vai Se Amar.

Violência, caos, paixão, luxúria, psicodelia,  são estes os elementos fundamentais pra se fazer um disco realmente importante na discografia nacional. Com a simplicidade e a inteligência que só uma conversa de botequim tem, Canções Dentro da Noite Escura é com certeza um disco que deve ser tomado como referência para quem quer tocar, compor ou ao menos falar de rock nacional.

Um comentário:

  1. Adorei a resenha! Concordo. Esse disco é um primor. Gostaria muito de ler uma resenha sua sobre o "Lino,Sexy & Brutal".Do jeito que vc fala de timbres, vai ter muito que observar, eu acho.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio