quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A História do Glam Metal - Parte 1

É impossível separar a história do glam metal (metal farofa, hair metal ou qualquer outro nome que vocês queiram dar a ele) da do heavy metal, porque foi com a ascensão desse estilo tão controverso que as manifestações mais pesadas do rock n' roll caíram no mundo mainstream (fofocas do mundo metal: James Hetfield era fã do Mötley Crüe no início da carreira deles e o Slayer usava maquiagem e fazia covers de Def Leppard). 

Mas vamos por partes, e comecemos com a história dos cabeludos.

Vamos fazer uma viagem no tempo. Imagine que estamos no fim dos anos 70, não existe internet, e toda a música disponível é aquela que as lojas de discos e as rádios podem oferecer. As principais influências das bandas de rock da época são os Sex Pistols, bandas glitter como New York Dolls e T. Rex, monstros do hard rock setentista, como AC/DC e Led Zeppelin e o heavy metal obscuro do Black Sabbath.

Cansados desse cenário, os jovens britânicos resolvem trazer mais peso e velocidade ao metal original, com riffs precisos, pesados e cortantes. Estava inaugurada a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), movimento do qual faziam partes bandas como Def Leppard, Iron Maiden, Judas Priest e Saxon, que seriam influentes tanto no glam metal como no thrash.

A divisão é bastante clara: os roqueiros que queriam diversão e fazer sucesso com as garotas tocavam glam metal, enquanto aqueles que se preocupavam em canalizar sua fúria para a música se direcionaram para o thrash metal. Voltando à NWOBHM, o Def Leppard tocava um mix de glam rock e heavy metal clássico, criando um som pop e ao mesmo tempo pesado que definiu o hard rock que se consolidaria alguns anos depois.

Outra banda seminal para o desenvolvimento do estilo foi o Van Halen, que cantava sobre garotas e carros e tinha forte apelo visual - cabelos loiros, armados, roupas extravagantes e a guitarra virtuosa de Eddie Van Halen, direto da Califórnia, berço do glam metal.

Uma banda relativamente desconhecida, porém sem a qual a imagem do glam metal jamais existiria, merece ser citada: a finlandesa Hanoi Rocks, citada como influência pelos poderosos Guns N' Roses.

Liderados pelo vocalista Michael Monroe, com jóias e maquiagem, tocavam um híbrido de glam rock e punk que, combinados com a precisão do heavy metal, criaria o molde sonoro do subgênero que provou que o rock n' roll definitivamente servia para as massas. Apesar de uma carreira promissora, o Hanoi acabou em 1985, quando o baterista Razzle morreu em um desastre de carro provocado por Vince Neil, do Mötley Crüe, enquanto este dirigia bêbado.

Quem abriu as portas da Sunset Strip para o hard rock foi o Quiet Riot, formado pelo futuro guitarrista de Ozzy Osbourne, Randy Rhoads, que abria os shows do Van Halen e alcançou sucesso com o cover do Slade, Cum On Feel the Noize, se tornando uma das primeiras bandas da cena californiana.

Guardem alguns nomes para o próximo post; eles serão seminais. Repitam comigo: Def Leppard. Van Halen. Quiet Riot. Mötley Crüe.

Um comentário:

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio