domingo, 9 de setembro de 2012

The Who - Who's Next

Quem poderia imaginar que um dos discos de maior sucesso do The Who surgiu de um projeto malsucedido de Pete Townshend? Pois é. Who's Next, lançado em 1971 e com a difícil missão de ser o sucessor de Tommy (1969), foi concebido a partir de, pasmem vocês, sobras do projeto Lifehouse.

Ao longo de seus pouco mais de quarenta e três minutos distribuídos em apenas nove faixas, Who's Next significava várias coisas.

Uma delas, é que o álbum é uma espécie de protesto e rechaça da banda em não querer passar o resto da carreira se apoiando no sucesso de Tommy.

O projeto Lifehouse, dentre suas várias peculiaridades, tinha como base o conceito de "música contínua". Isso envolve sintetizadores, experimentalismos e tudo mais que a mente genial e inquieta de Pete Townshend adora fazer.

Em todo caso, esse sintetizador contínuo já é notado logo na primeira faixa do álbum, que diga-se de passagem, é um dos maiores sucessos da banda e uma das maiores canções da história do rock desde então: Baba O' Riley.

Quem nunca se arrepiou ao ouvir o piano clássico e as guitarras pulsantes dessa faixa que atire a primeira pedra. Aliás, sem contar a emoção passada por Roger Daltrey logo nos primeiros versos.

Há até quem afirme que se o Who ainda não havia alcançado a perfeição em Pinball Wizard (Tommy, 1969), ela foi atingida nessa faixa.

Na sequência temos Bargain, onde quem assume a liderança musical é a cozinha clássica da banda, com Keith Moon destruindo a bateria e John Entwistle com seu baixo inconfundível, fazendo as guitarras de um gênio como Pete Townshend passarem quase desapercebidas.

Love Ain't For Keepin' mostra um Who multifacetário, tendo na mesma faixa elementos de rock n' roll clássico, hard rock, folk, blues e country. Parece difícil de imaginar tudo isso ao mesmo tempo? Não com o The Who. Funciona tudo na mais perfeita ordem e o resultado é uma faixa espetacular.

Em Getting in Tune a banda diminui o ritmo e Townshend vai para o piano. Embora ainda soe rock n' roll com um baixo bem marcado, essa faixa é uma das partes mais serenas do disco.

Aliás, nesse álbum a banda apresenta outra novidade. Das nove faixas, duas delas não são cantadas por Daltrey. My Wife, uma das preferidas dos fãs, é cantada por Entwistle, já Going Mobile é cantada por Townshend.

E nas duas últimas faixas, dois dos maiores clássicos, mais uma vez, não só da banda, mas da história do rock n' roll. Primeiro, Behind Blue Eyes, levada ao violão quase que em sua totalidade, sendo acompanhada apenas por um baixo, traz uma calmaria ainda maior do que em Getting in Tune, exceto pelo final, onde entra um pequeno solo de guitarra acompanhado pela bateria matadora de Keith Moon.

Já com Won't Get Fooled Again, a banda encerra os trabalhos da mesma forma que começou com Baba O' Riley, com os sintetizadores e a tal da "música contínua" sendo usados até a exaustão. Mais uma vez o Who toca com tal velocidade de como se não houvesse amanhã. Os riffs agressivos de guitarra e as linhas frenéticas de baixo servem como cama para o ritmo insano da bateria.

Considerações finais? Rock n' roll clássico e de primeiríssima qualidade. Sem sombra de dúvida, Who's Next é um daqueles discos que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e ouvido musical deve ouvir antes de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio