domingo, 30 de setembro de 2012

Soft Cell

O Soft Cell foi formado na cidade de Leeds, interior da Inglaterra, em 1980. 

Os estudantes Marc Almond (na verdade, Peter) e Dave Ball e uniram para fazer um som eletrônico de qualidade. Marc seria o vocalista e Dave cuidaria dos teclados.

No mesmo ano, lançaram o EP Mutant Moments, pelo selo Big Frock. Partindo disso, eles conseguem chamar a atenção de outro selo independente, chamado Some Bizzare

O primeiro single seria um verdadeiro marco na história deles, e considerado até os dias de hoje como um verdadeiro clássico.

Estamos falando de Tainted Love, um cover de Gloria Jones, que ficou imortalizado justamente na versão do Soft Cell.

Com isso, conseguem liderar a parada britânica e chegam ao oitavo lugar nos Estados Unidos. O primeiro álbum levaria o nome de Non-Stop Erotic Cabaret, e dele sairiam mais três singles de sucesso na terra de Margareth Tatcher: Bedsitter, Say Hello Wave Goodbye e Torch.

Em 1983 o duo lança The Art of Falling Apart, tendo como carro-chefe o single Soul Inside. É nesta época também que cada um resolve lançar seus trabalhos individuais.

Mas logo no ano seguinte, era a vez de This Last Night in Sodom. Mas após o lançamento deste disco a dupla se separa em definitivo. Dave Ball foi trabalhar como produtor, já Marc Almond, depois de trabalhar sob o nome de Marc and the Mambas, adota o nome de Marc Almond and the Willing Sinners, lançando discos como Vermin in Ermine (1984) e Stories of Johnny (1985).

Em 1991 a dupla voltaria a trabalhar junta mais uma vez para remixar as músicas que fariam parte da coletânia Memorabilia: Singles; e por mais incrível que pareça, vários anos após o lançamento das versões originais, os remixes de Tainted Love e Say Hello Wave Goodbye, colocam o nome do grupo em evidência novamente.

Depois de um longo hiato, dez anos pra ser exato, o duo se reúne e marca algumas datas de uma pequena turnê. No ano seguinte, em 2002, eles lançam um novo disco: Cruelty Without Beauty, que foi muito bem recebido pela crítica especializada, tendo recebido quatro de cinco estrelas na avaliação do AllMusic.

Nos anos posteriores, chegando até os dias de hoje, eles seguiram lançando coletâneas e discos de remixes, além de pequenas turnês.

Os fãs da banda seguem esperando por materiais inéditos, mas aparentemente não há sinal algum de um novo lançamento por parte da dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio