domingo, 23 de setembro de 2012

Depeche Mode

A trajetória do Depeche Mode se inicia no começo dos anos 80, quando Martin Gore convida Andrew Fletcher e Vince Clarke para formar um grupo. Ainda no mesmo ano, David Gahan entra para assumir os vocais.

Depois de uma participação em uma coletânea, o single Just Can't Get Enough invade as pistas de dança de todo mundo. Vince deixa o grupo antes mesmo do lançamento do primeiro disco, Speak and Spell (1981).

Aliás, uma curiosidade é o fato de Clarke ter deixado o grupo por não "gostar" do sucesso. Ironicamente, ele fez muito sucesso em seus projetos posteriores, Yazoo e Erasure.

Como trio, o grupo lança A Broken Frame (1982) e partem para uma tour pelos Estados Unidos. No ano seguinte, entra Alan Wildner e logo já lançam o terceiro disco, Construction Time Again (1983).

Em 1986, eles gravam Black Celebration no Hansa Studios em Berlin. O primeiro single do novo trabalho é Stripped. Na sequência, eles embarcam para sua maior turnê até então. Durante os shows, eles gravaram em Los Angeles o video de Question of Time.

E 1987 mal começa e Martin já conta com várias novas canções demo. A banda então, decide trabalhar com o produtor Dave Bascombe. Desta vez, eles escolhem o estúdio Guillame Tell, em Paris.

O single Strangelove é lançado na primavera e dava a indicação do amadurecimento que se ouviria em Music for the Masses (1987). E conforme a popularidade do Depeche Mode aumentava, mais shows em estádios eram marcados.

Em 1990, a banda se enfia no estúdio onde Music for the Masses havia sido mixado por sete semanas e no final de agosto a banda lança sua obra-prima: Violator. Com hits arrebatadores como Personal Jesus e Enjoy the Silence a boa aceitação do álbum era óbvia. Graças a isso, a banda tocou pela primeira vez no Giants Stadium em Nova York e no Dodgers Stadium em Los Angeles.

Os anos seguintes foram bem menos produtivos e usados mais para uma reflexão pessoal de cada um dos integrantes. Afinal, três dos quatro haviam se tornado pais.

Depois de terem se mudado para a Espanha, em março de 1993 eles lançaram Songs of Faith and Devolution, também gravado na Alemanha. A turnê desse disco foi a maior da banda. Com passagens pelo mundo todo, durou pouco mais de um ano e teve aproximadamente 160 shows.

Quatro anos depois, a banda lança Ultra, com os dois bons singles Barrel of a Gun e It's no Good. Mesmo com a decisão do grupo de não excursionar para divulgar o disco, o mesmo ainda assim atinge níveis satisfatórios de vendas.

Em 2001, um dos discos mais dançantes do Depeche Mode até então é lançado, Exciting. Apesar disso, é considerado pela crítica especializada e até mesmo por muitos fãs como sendo um álbum apático.

Nos anos posteriores, a banda lançou Playing the Angel (2005) e Sounds of the Universe (2009). Este último, tem seu maior hit, Wrong, caracterizado por um estilo sombrio, bem como seu clipe, que causou bastante espanto por mostrar o desespero de um homem que está amarrado dentro de um carro desgovernado.

No geral, o disco foi tão bem que alcançou o número #1 na parada eletrônica da Billboard, deixando para trás nomes como o de Lady GaGa.

Atualmente, há rumores de que a banda deva se reunir em Janeiro para as gravações de um novo trabalho de estúdio para ser lançado ainda no ano que vem. Sendo assim, só resta esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio