terça-feira, 5 de junho de 2012

The Smashing Pumpkins - Siamese Dream

Lançado em 1993, Siamese Dream marcou o início da evolução do som do Smashing Pumpkins e da ambição desenfreada de Billy Corgan em fazer algo realmente grande.

Aliás, muito do que está escrito nesse disco se deve ao fato de a banda estar passando, na época, por muitos conflitos internos. 

O guitarrista James Iha e a baixista D’arcy Wretzky haviam terminado seu relacionamento; o baterista Jimmy Chamberlin estava com sérios problemas com drogas e com álcool e Billy Corgan encontrava-se em depressão.

Ou seja, ou Siamese Dream emplacava os Pumpkins de vez como uma das grandes bandas dos anos 90, ou o futuro seria incerto.

E então, o disco é iniciado com Cherub Rock (sim, aquela de algum Guitar Hero da vida), que com as guitarras sujas que perduram nos discos da banda até hoje, ainda faziam lembrar boa parte de Gish (1991). Na sequência, Quiet segue na mesma linha.

Por outro lado, Today e Disarm, que são os maiores êxitos de Siamese Dream mostram com mais clareza a veia poética de Corgan, traduzidas em boas letras e arranjos tempestivamente bem colocados, e nesse caso, com um destaque maior para a segunda. 

É de se dizer que certamente as sessões de terapia pelas quais Corgan passou possuem grande responsabilidade na composição dessas faixas.

Soma também é outra das faixas mais calmas, mostrando um processo natural de evolução pelo qual a banda estava passando, num momento em que Corgan e Iha pareciam começar a compreender que nem tudo no rock eram guitarras distorcidas e vocais nervosos.

Mas como ainda era a banda que havia lançado Gish dois anos antes, Siamese Dream ainda tem, em sua maior parte, um turbilhão de emoções, musicalmente traduzidos para linhas de baixo aceleradas e baterias implacáveis.

Assim, conclui-se que Siamese Dream pode ser considerado o meio da ponte entre o semiamadorismo de Gish e a grandiosidade de Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio