sexta-feira, 1 de junho de 2012

Blur - Parklife

Antes do Blur lançar seu disco homônimo em 1997 com os hits Song 2 e Beetlebum, seu disco mais aclamado havia sido lançado três anos antes.

Parklife foi o disco que elevou o status do Blur de grande banda de rock, pelo menos dentro do Reino Unido, onde diga-se de passagem, até os dias de hoje a popularidade e o culto a banda é meio restrito a Terra da Rainha.

O disco é um verdadeiro desfile de hits do início ao fim. A eletrônica e dançante Girls & Boys abre o álbum mostrando que desde os tempos mais remotos Damon Albarn gostava de inovar, experimentar e mudar seus sons de um disco para o outro.

Outra aposta da banda em Parklife foi investir em faixas curtas, como Jubilee, a quase balada End of a Century e a insana Bank Holiday.

Quanto as letras de Parklife, levando em consideração todo o contexto da época, a dupla Albarn e Coxon trabalha para conseguir fazer um misto de crítica social e entretenimento pop. E como era de se esperar, eles conseguem até com certa facilidade.

Musicalmente falando, Parklife é notadamente o disco mais afinado do Blur, se assim podemos dizer. A química entre o vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree era melhor do que nunca.

Até mesmo faixas não tão famosas como a excelente Trouble in the Message Centre apontam uma qualidade invejável. As linhas de baixo de James nessa faixa são o principal atrativo dela.

É óbvio também, que não dá pra falar de Parklife sem comentar sobre a faixa que dá nome ao disco. Ela traz consigo uma mistura louca de sons que só funciona se orquestrada pela mente inquieta de Albarn; sem contar claro, o clipe, que pode ser definido como simplesmente espetacular.

Em suma, Parklife foi um disco tão a frente do seu tempo, mas tão a frente, que em dados momentos ele faz até remeter coisas em que Albarn trabalharia no Gorillaz anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio