quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bad Lieutenant - Never Cry Another Tear

O Bad Lieutenant era um projeto dos membros do New Order Bernard Sumner, Stephen Morris e Phil Cunningham, além de Jake Evans. E por ter tanta gente competente no lineup, até parecia que a coisa ia pra frente, mas não foi.

A banda lançou o seu primeiro e único disco em 2009, Never Cry Another Tear, que desentoava bastante do que o trio costumava fazer no New Order, que acabou depois da saida do lendário baixista Peter Hook. Aliás, vale lembrar que o New Order voltou ano passado, sem Hook, mas voltou.

Para o baixo foram recrutados dois caras. Um, é Tom Chapman, que embora tenha saido em turnê com a banda e ocupe o lugar de Hook no New Order hoje, não gravou nenhuma linha de baixo. Praticamente todo o trabalho das quatro cordas foi feito por Sumner, Cunningham e Evans.

O outro é Alex James, do Blur. Mas na realidade, James só gravou uma quatro faixas, embora sua participação no grupo tenha sido destaque por ele vir de uma grande banda, tal como a maior parte dos membros fundadores.

De dez faixas, o disco aponta pelo menos quatro com qualidade notável, tal como o primeiro single, Sink or Swim, bem como Twist of Fate, Summer Days, além de This is Home, que é parcialmente cantada por Evans.

Nesse então novo trabalho, os remanescentes do New Order resolveram apostar em outras vertentes, deixando de lado todas as batidas eletrônicas e camadas de teclado. Em Never Cry Another Tear, eles decidiram fazer uma coisa mais orgânica, com maior destaque para guitarras e violões, além de Morris ter aposentado a bateria eletrônica que por tantos anos o acompanhou em sua antiga banda.

Mas ainda assim, a banda não deixou de dar um sabor pop às suas canções. A anteriormente citada Sink or Swim, que com justo merecimento foi single, tinha um grande potencial para atingir as paradas britânicas, mas por algum motivo, não alcançou as expectativas.

Never Cry Another Tear até foi bem recebido pela crítica, mas não muito pelos fãs, ávidos por uma volta do New Order. E esse é o principal ponto pelo qual o projeto não foi pela frente.

E Sumner, esperto que é, tratou de trazer o New Order de volta, e com Gillian Gilbert à tiracolo, depois de quase quinze anos de ausência da tecladista em apresentações ao vivo.

E o Bad Lieutenant, e suas canções que poderiam compor um segundo disco, provavelmente foram parar em alguma gaveta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio