sábado, 21 de abril de 2012

Tommy Stinson - Village Gorilla Head

Em Dezembro passado falamos aqui do disco mais recente de Tommy, One Man Mutiny. Agora nós vamos um pouco mais atrás no tempo. Mais precisamente para o ano de 2004, no lançamento de seu début-album, Village Gorilla Head.

Na realidade, o disco começou a ser concebido muito antes do seu lançamento. Muito antes mesmo.

Ele tinha algumas gravações antigas dos anos 90, umas sobras de outros projetos que ele havia tocado antes de se juntar ao Guns N' Roses, como o Perfect e o Bash & Pop.

Mas em todo caso, no processo final, o disco levou pouco mais de um mês para ser gravado e mixado. Aliás, diga-se de passagem que Tommy tocou quase todos os instrumentos do disco. E nos que não tocou, contou com a ajuda de companheiros e ex-companheiros de Guns N' Roses, como Richard Fortus, Dizzy Reed e o espetacular baterista Josh Freese.

Inclusive, quem também tocou saxofone em algumas faixas foi o irmão de Josh, Jason Freese, que frequentemente excursiona e grava com o Green Day.

Pois bem, dadas as informações históricas e técnicas acerca desse disco, vamos ao que interessa: dar o play e ouvir o disco.

Não é segredo que Stinson teve suas raízes musicais no punk, sabendo que ele tocou no cultuadíssimo Replacements desde os 12 anos de idade até o fim derradeiro da banda em 1991, porém, Tommy sempre foi interessado em coisas mais calmas e acústicas também.

Prova disso são as primeiras faixas de Village Gorilla Head, Without a View e a bonitinha Not a Moment Too Soon. Já Something's Wrong tem uma levada mais de rock alternativo, soando até bastante parecida com algumas coisas mais ao fim  da obra do Replacements.

Mas como foi anteriormente dito, Stinson tem suas raízes no punk. Sendo assim, claro que em seu disco solo, ele não iria deixar isso para trás. Couldn't Wait e Motivation são os momentos mais rápidos do álbum. São onde Tommy fez suas colagens de Clash e Sex Pistols e incorporou ao seu som.

Em todo caso, os momentos de pressa no disco são poucos. Desde o começo já fica clara a intenção de Tommy de apostar em violões e guitarras mais limpas. Bons exemplos disso são Hey You e Someday.

Uma curiosidade interessante a ser destacada também, é que Light of Day entrou na trilha sonora da série Californication, o que por consequência a tornou a faixa de maior êxito no disco, bem como ajudou a dar uma levantada nas vendas do álbum, mesmo que ele já tivesse recebido boas críticas da mídia especializada, como Rolling Stone, Allmusic e Blender.

Mas enfim, o mais interessante de ouvir Village Gorilla Head, é perceber que Stinson não se preocupou em fazer um disco preso a um determinado estilo. Village Gorilla Head é antes de qualquer coisa, um disco absolutamente autoral.

Um comentário:

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio