quinta-feira, 15 de março de 2012

Guns N' Roses - Use Your Illusion

Depois do sucesso arrebatador de Appetite for Destruction (1987) e o êxito com que Patience segurou as vendas de Lies (1988), o Guns N' Roses levou quase quatro anos pra finalmente lançar um material novo.

O baterista Steven Adler estava usando mais drogas do que nunca, e por esse motivo, mal conseguia segurar as próprias baquetas. Resultado: Foi demitido. Pro seu lugar, foi recrutado Matt Sorum, que havia tocado no The Cult.

Em seu terceiro trabalho, já era de se esperar uma maturidade maior no som dos Guns N' Roses em relação aos outros álbuns. Pra ajudar nesse processo de evolução, foi adicionado à banda o tecladista Dizzy Reed.

Mas ainda que a banda tenha se tornado mais ambiciosa, a parte I de Use Your Illusion ainda remete e muito a pegada hard rock que os consagrou em Appetite for Destruction. Inclusive, um bom exemplo disso é logo na faixa que abre o álbum: Right Next Door to Hell.

Mas por outro lado, a banda resolveu investir e até mesmo apostar em outros elementos, que variavam entre os estilos, que iam desde o country, passando pelo blues e até mesmo de música clássica, como na épica November Rain.

Outro ponto positivo de Use Your Illusion, é que pela primeira vez em um disco do Guns, outros membros da banda assumem os vocais. O guitarrista e principal compositor Izzy Stradlin por exemplo, canta na country You Ain't the First, no blues psicodélico Dust N' Bones e na raivosa Double Talkin' Jive, além de assumir as rédeas da guitarra solo em Back off Bitch.

Um dos grandes momentos de Use Your Illusion I, sem dúvida é Bad Obsession. Toda carregada em guitarras distorcidas e acompanhadas de uma gaita, ela soa como algumas das grandes peças do Aerosmith.

Embora o Guns seja reconhecido predominantemente por suas músicas rápidas e por letras que quase sempre fazem referência à sexo ou drogas (ou as duas coisas ao mesmo tempo); reconhecidamente eles também sabem fazer boas baladas. Tanto isso é verdade que uma das faixas que mais sustentou o álbum pelo maior período de tempo possível foi a belíssima Don't Cry - que também aparece em uma versão com letra alternativa em Use Your Illusion II. (ver: Don't Cry - alt. lyrics)

Cada parte do álbum conta também com um cover. Em Use Your Illusion I, a banda fez uma versão ainda mais rápida e explosiva para Live and Let Die, de Sir Paul McCartney.

No disco II, os trabalhos já começam com Civil War, com uma letra carregada de protesto e de metáforas, é a última que conta com a participação do baterista Steven Adler na gravação.

Aliás, uma diferenciação entre as partes I e II, é a capa. A primeira é amarela, com detalhes em vermelho e a segunda, azul. Na época da lançamento de Use Your Illusion a banda chegou a explicar o sentido disso. A ideia era a de que em Use Your Illusion I haveriam músicas mais rápidas, quentes e pesadas, por isso, o amarelo, e no II, músicas mais trabalhadas e serenas, por isso, o azul.

Embora, essa explicação possa ser contestada, pois November Rain, que é toda orquestrada, entra no I e faixas mais rápidas como You Could Be Mine e Shotgun Blues entram no II.

E à exemplo do primeiro disco, algumas coisas se repetem aqui, como o cover, que desta vez é a consagradíssima versão para Knockin' On Heaven's Door, de Bob Dylan. Outro fato a ser destacado, é de mais uma vez outros membros assumirem os vocais principais. Quem solta a voz dessa vez é o baixista Duff McKagan na baladinha So Fine.

Mas sem sombra de dúvida, o grande momento do disco é Estranged. Com um instrumental impecável e letra intransponível, é tida por muitos fãs da banda como a melhor música já escrita por Axl Rose e com um dos solos mais bonitos que Slash já executou.

Mas pra não dizer que Use Your Illusion é um disco impecável, Axl comete um de seus pecados justamente na última faixa, ao enfiar a eletrônica e bizarra My World como faixa de encerramento. Mas fora isso, foi sem sombra de dúvida um dos discos mais fundamentais dos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio