sexta-feira, 23 de março de 2012

Damon Albarn

Sem sombra de dúvida, Damon Albarn é um dos caras mais versáteis e criativos da história do rock inglês.

E como hoje é aniversário do cara, resolvi fazer um post com um breve resumo da carreira invejável do homem dos mil projetos.

Dono de uma voz inconfundível, Albarn se tornou mundialmente famoso primeiramente por liderar o Blur, uma das bandas, ou melhor... a banda que deu origem a um dos maiores movimentos da década de 90, o Britpop.

Com o Blur, Damon colocou 7 singles no primeiro lugar das paradas britânicas, tais como: Song 2, Beetlebum, Girls & Boys, Coffee & TV e Parklife (não exatamente nessa ordem). 

Depois do sucesso arrebatador do disco Blur (1997) que fez o mundo inteiro gritar "woo-hoo!", Albarn decidiu se aventurar em outros estilos, o que não era uma surpresa pra ninguém, pois o Blur sempre mostrou sons experimentais e se modificava a cada disco.

Pra ser mais preciso, no ano de 1998, Damon ao lado de Jamie Hewlett que é co-criador da história em quadrinhos Tank Girl, deu início a um dos projetos mais originais da história da música, o Gorillaz, que era uma banda de desenho animado. Albarn dava voz e vida ao personagem 2-D, que era o vocalista do grupo.

Ainda hoje, diz a lenda de que há quem conheça o Gorillaz, mas não conheça Damon Albarn e o seu trabalho anterior. Se isso é verdade ou não, não podemos dizer, mas o fato é que o Gorillaz faturou um Grammy, recebeu mais 5 indicações e levou 5 certificados de platina por seu segundo album, Demon Days (2005).

Tempos depois, Damon possuia material para lançar um disco solo, e assim ele o faria sob o nome de The Good, the Bad and the Queen, mas rapidamente mudou de ideia e acabou montando um supergrupo para tocar o projeto. A banda tem um line-up de respeito, com ninguém menos do que o ex-Clash Paul Simonon no baixo, Simon Tong que tocou no The Verve e no próprio Blur nos anos em que Graham Coxon esteve fora, inclusive, tendo gravado o último disco de inéditas do Blur, Think Tank (2003) e o lendário baterista da banda Fela Ransome Kuti, Tony Allen.

Os singles do disco alcançaram boas posições nas paradas e o disco recebeu boas avaliações da crítica especializada. No mais, quando todos achavam que Damon ia continuar com seus projetos pra lá de diferentes, o que inclui uma ópera para a as Olimpiadas de Pequim em 2008, ele resolve voltar a fazer mais do mesmo.

Reúne-se a seus antigos companheiros e decide ressucitar o Blur, que logo lançou uma coletânea, intitulada Midlife: A Beginners Guide to Blur, que segundo Albarn, é um guia para as pessoas mais novas, e que diz algo como: "Hey, nós somos o Blur!"

Em 2009 então, depois de seis anos separados, o Blur volta no maior festival ao ar livre do mundo, o Glastonbury, o mesmo festival que consagrou a banda quase uma década antes. Ainda no mesmo ano, a banda lançou um disco ao vivo, o All the People: Blur live at Hyde Park.

Com o Gorillaz, lançou Plastic Beach em 2010, que a exemplo de todos os outros discos do Gorillaz, foi muitíssimo bem recebido pela crítica. E no natal do mesmo ano, Damon já soltou na internet outro trabalho do Gorillaz, The Fall, gravado e mixado em um iPad.

Mas ainda assim, o principal cartão de visitas de Albarn, ainda é o Blur, de onde as pessoas ainda esperam um novo trabalho, ainda mais depois do bom single Fool's Day, de 2009.

E só pra terminar: Feliz aniversário, Damon.

Um comentário:

  1. Ele é realmente foda .
    A lenda é verdadeira , eu conhecia o Gorillaz e não sabia nada sobre Damon .
    Beijos

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio