quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Guns N' Roses - Appetite for Destruction

O hard rock farofa americano perdia cada vez mais espaço para as máquinas do electropop europeu. Seria o pop mais prestigiado que o rock? Tudo indicava que sim. Porém, em 1987 uma banda lançou seu debut álbum e mudou isso.

Com um visual similar ao das bandas da geração Bon Jovi e Mötley Crüe, o Guns N’ Roses se diferenciava desses grupos por fazer um som agressivo, raivoso. Sem contar as letras cheias de obscenidades.

Na verdade, no ano de lançamento de Appetite for Destruction, o disco não fez tanto sucesso assim. Foi só no ano seguinte, quando a banda começou a abrir shows para outros grandes nomes do rock como o Aerosmith, que o grupo liderado por Axl Rose começou a se popularizar.

A primeira faixa já é uma pedrada na cara: Welcome to the Jungle. Diferentemente das outras bandas da época, que quase sempre procuravam basear suas letras em desilusões amorosas, o Guns N’ Roses estava mais preocupado em escrever sobre a realidade em que os membros da banda viviam.

Desde o início, até My Michelle, as músicas seguem quase numa mesma temática. Só variam o jeito com que cada uma soa. Out Ta Get Me, por exemplo, tem uma levada que lembra bastante algumas coisas dos Rolling Stones.

Ainda seguindo a linha do disco, It’s So Easy é rápida e suja, porém, a influência na composição dessa faixa vem de outro lado, o das bandas punks dos anos 70, cujo maior entusiasta do estilo no grupo era o baixista Duff McKagan, autor da faixa.

Embora o Guns N’ Roses tenha procurado colocar um pouco de cada uma de suas influências em seu primeiro disco, algumas faixas são absolutamente naturais deles. Ou seja, daquelas que você não imagina outra banda fazendo. Os melhores exemplos disso são a excelente Nightrain, onde acontece até um duelo de guitarras entre Izzy Stradlin e Slash e claro, o megahit Paradise City.

E como é de costume, todo grande disco de rock tem que ter uma de suas baladinhas. E então eis que temos um dos riffs de guitarra mais clássicos da história do rock n’ roll: Sweet Child o’ Mine. E pasme você, mas essa música surgiu de forma despretensiosa – a partir de o que Slash classificava como “um exercício idiota”.

Mas apesar de muito se falar em Slash, a grande veia criativa do disco está na dupla Rose/Stradlin. Aliás, o guitarrista base do grupo pode ser classificado definitivamente como um hit-maker, não só a notar por esse disco, mas também pelos posteriores lançados pela banda, como Lies (1988) e o duplo Use Your Illusion (1991).

Para se ter uma ideia do impacto que Appetite for Destruction causou no mundo da música na época que foi lançado, logo de cara a banda se tornou o inimigo público numero 1 dos Estados Unidos. O clipe de It’s So Easy foi censurado. A capa do disco foi censurada em alguns países e teve de ser trocada. E sem deixar de mencionar, que salvou o velho rock n’ roll de ser massacrado pela ótima música eletrônica européia.

Aliás, seria desnecessário dizer que é um disco conceitual e definitivo do rock n’ roll; e inclusive, se você ainda não o ouviu, está perdendo tempo, pois Axl Rose nunca mais vai proporcionar outra obra-prima dessas ao mundo do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio