quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dance Para o Rádio (Listas) - Piores covers

Se no post inaugural dessa sessão do blog na semana passada nós tivemos a lista com alguns dos melhores covers já feitos, essa semana a coisa muda um pouco de figura.

E o tema de hoje é justamente o que faz algumas pessoas não gostarem de covers ou versões. É quando um artista decide fazer uma nova versão de uma música e o resultado sai na maioria das vezes desastroso.

Isso quase sempre acontece porque a banda ou o artista resolve dar uma nova roupagem a música. E convenhamos que não é todo mundo que nasceu com o dom de fazer uma versão tão boa quanto a original.

Então, sem mais delongas, vamos a alguns dos piores covers já feitos na música. Divirtam-se.

01 – Absolutamente todos que a Avril Lavigne já fez até hoje.
Encabeçando a nossa lista, temos a cantora canadense Avril Lavigne. É bem verdade que ela é muito bonitinha e isso e aquilo, mas alguém devia proibir definitivamente essa moça de cantar. Como se as suas próprias músicas já não fossem ruins o bastante, volta e meia ela resolve fazer algum cover. Já sofreram na mão dela artistas como System of a Down, Metallica, Green Day, Blink-182 e até mesmo os mitos John Lennon e Bob Dylan.

Se existe alguma explicação para Keith Richards e Mick Jagger ainda não terem passado dessa pra melhor, é a de que eles ainda não ouviram esse disparate. Britney Spears conseguiu a incrível façanha de transformar um clássico do rock em uma música cuja qual não se aguenta ouvir míseros 30 segundos.

Se o Guns N’ Roses sempre acertou a mão ao tocar covers, o mesmo não se pode dizer de quando alguém toca uma música deles. Em 2004 foi lançado um album com várias bandas de hardcore chamado Bring You to Your Knees, onde bandas faziam uma espécie de tributo ao grupo de Axl Rose. É bem verdade que desse disco não se salva nada, mas se houvesse uma competição de pior cover de todos os tempos, a versão do Zombie Apocalypse entraria como forte concorrente.

Não contente em agredir nossos ouvidos diariamente com suas músicas de qualidade duvidosa, onde incluímos o novo projeto dela, Agridoce, a cantora baiana Pitty resolveu ir mais longe, fazendo nossos ouvidos sangrarem ao tocar uma versão bizarra (com o perdão do trocadilho) desse hino do electropop.

Quando Santana lançou o espetacular álbum Supernatural em 1999, ele não esperava que alguns anos depois uma banda destruiria o maior sucesso desse disco de uma forma tão brutal.

Lily Allen é uma boa cantora, tem bons discos e até acerta de vez em quando ao fazer alguns covers ou versões, como em Oh My God (Kaiser Chiefs) e Naive (The Kooks). Mas definitivamente, Everybody’s Changing não foi uma escolha acertada. A música é triste, melódica e Lily deu uma roupagem animadinha para ela e que sem sombra de dúvida, não ficou boa. O mais surpreendente é que o Keane compactuou com isso, tendo tocado essa versão da música com a cantora.

Quando Noel Gallagher afirmou que era feliz por ter vivido tempo suficiente para ouvir a pior banda de todos os tempos referindo-se ao Sum 41, ele teve esse acesso de raiva porque provavelmente deve ter ouvido a versão acústica que o ex-marido de Avril Lavigne fez para uma de suas melhores composições. A propósito, é diversão de casal assassinar músicas alheias?

Tá aí uma versão que faz a gente pensar... Pensar se vale mesmo o comentário sobre um crime desses.

Vocês acharam mesmo que esqueceríamos de crimes musicais de brasileiros contra brasileiros? Jamais! Que o Restart faz um som de gosto muito duvidoso, disso todos nós sabemos. O problema foi quando eles resolveram "homenagear" o grupo de Herbert Vianna. Resumindo a ópera: Vocais sofríveis e instrumental horrendo.

E finalizando a lista, mais uma banda brasileira. E assim como o nosso terceiro colocado, a execução de Back in Black por parte do Detonautas entra forte na disputa de pior cover de todos os tempos. Na música, Tico Santa Cruz enfia uns raps no meio da base, com uma letra super revoltada. – Nota mental: Desativar sensores de ironia.

De resto, mesmo esquema da semana passada. Esqueci alguma? Tem alguma sugestão? Posta aí nos comentários.

9 comentários:

  1. tu esqueceu do mega-fail cover de killing in the name que o charlie brown fez

    ResponderExcluir
  2. olha, você tem todo o direito de não gostar de covers/artistas e etc, mas acho que falar mal é meio que desnecessário e infantil, não acha? rs. vários astistas aí tem anos de carreira e muito bem sucedida por sinal, então tente se informar mais porque a opinião vinda um blog de "um qualquer" não vai mudar nada.

    ResponderExcluir
  3. Se a opinião desse humilde "um qualquer" não vale nada, por que Vossa Anonimesa (adoro neologismos) se prestou a se importar com ela? rs.

    ResponderExcluir
  4. Super vergonha alheia também com aquele cover de subterranean homesick blues que o red hot chili peppers fez

    ResponderExcluir
  5. não me importo com alguém insignificante falando mal do que não sabe. como eu disse, procure saber das coisas antes. ;)

    ResponderExcluir
  6. Se você voltou, quer dizer que eu significo alguma coisa. Ou no caso, a minha opinião.

    Obrigado pelo acesso e pelos comentários. :D

    ResponderExcluir
  7. Aquela versão pavorosa que a Miley Cyrus fez pra Cherry Bomb e I Love Rock N' Roll das Runaways/Joan Jett.

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando anônimos postam, você não?
    eles se sentem fodões...mas se escondem, com medinho de colocar o nome e dar a cara pra bater!
    Que dó... ^^

    ResponderExcluir
  9. a arte da anonimagem(tbm adoro neologismos, hahahaha): elevando a coragem de babacas ao nível Mike Tyson.

    Otimo post, quer dizer,não tão bom pra quem, assim como eu, caiu na bobeira de tentar ouvir as versões sofriveis: essa do Sum 41 eu vou ter pesadelos hj, esses caras mereciam uma surra das grandes do Noel!!

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio