quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Kraftwerk - Autobahn

Hoje a música eletrônica é definitivamente um dos gêneros mais populares do mundo, sem dúvida.

Mas por outro lado, alguém precisava ter começado a abrir os caminhos para que esse movimento se tornasse conhecido. 

E se tem alguém que merece todos os créditos por ter inventado o som do futuro, sem sombra de duvida, são os alemães do Kraftwerk.

Em 1971 eles lançaram seu primeiro disco, com o mesmo nome da banda; mas foi em 1974 que eles lançaram sua obra-prima, seu trabalho mais conceitual, Autobahn.

A faixa que dá o título ao disco também abre os trabalhos e pasme você, mas ela tem nada mais nada menos do que quase 23 minutos de duração. Na verdade, 22:42 pra ser mais preciso.

Como Autobahn foi lançado em formato em vinil, a faixa título ocupa sozinha um lado inteiro do disco. E sobre esta, ao ouvi-la pode se afirmar que é como se fizéssemos uma viagem por uma autoestrada, acompanhados de efeitos eletrônicos e vocais de robô. Parece insano, e é. 

A propósito, a passagem dos efeitos sonoros entre um canal e outro é algo a ser destacado também, como parte da viagem que fazemos em nossa cabeça ao ouvir essa faixa.

Autobahn também foi a primeira música do Kraftwerk a ter vocais, embora a letra não seja exatamente o que se pode chamar de extensa. E em tempo, a única desse disco a ter vocais.

Já as partes 1 e 2 de Kometenmelodie são bastante distintas entre si. A primeira soa mais incisiva, sóbria, obscura. A segunda, como é de se supor, soa mais alegre, clara.

É óbvio também que sempre que alguém for falar do Kraftwerk, vá dizer que eles são experimentais. Mas Mitternatch, que é a faixa mais experimental do disco leva esse conceito a um nível mais além.

Morgenspaziergang encerra o disco com da maneira mais serena que se podia imaginar. Ou até não. Ainda há alguns efeitos eletrônicos com tons futuristas, como não podia deixar de ser. Mas é sem sombra de dúvida a música mais simples, mas ao mesmo tempo, agradável do disco.

Os instrumentos predominantes dessa faixa são o piano e a flauta, e convenhamos que o segundo instrumento seria, e de fato é bastante incomum em albuns de música eletrônica.

O fato é que o Kraftwerk é um grupo de heróis da música, não se pode dizer menos do que isso, pois fazer um som absolutamente novo e voltado para o futuro, como quem tem a pretensão de antever o amanhã, é algo digno de se respeitar; até mesmo por quem possa não ser o maior entusiasta do gênero.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Autobahn realmente é uma viagem (no bom sentido). :D

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio