sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hurricane #1 - Hurricane #1

O Hurricane #1 se formou em 1996, em Oxford e tinha sua formação com Andy Bell (que havia recentemente saído do Ride) nas guitarras, Alex Lowe nos vocais, Gareth Farmer na bateria e Will Pepper no baixo.

Ainda em 96, Andy começou a trabalhar em novas composições e estava fazendo uns shows solo com as antigas canções do Ride, mas tinha a pretensão de montar uma nova banda. Então, gravou umas demos e levou-as para a Creation Records.

A gravadora até se mostrou bastante empolgada com o material, mas sugeriu que Bell procurasse por outro vocalista; e foi aí que Lowe entrou no negócio.

Em 1997, a banda finalmente lançou seu primeiro disco, também intitulado de Hurricane #1. Inicialmente o disco foi um sucesso tanto de crítica quanto de público, tendo inclusive alcançado um honroso 11º lugar nas paradas britânicas.

Ao ouvir o disco, justifica-se esse sucesso. Abrindo os trabalhos temos Just Another Illusion, que logo de cara traz uma típica amostra do que era o rock n’ roll inglês nos anos 90: Guitarras grudentas e distorcidas, muitas vezes acompanhadas de teclados bem marcados.

O álbum segue a risca a fórmula do britpop, ou de pelo menos de parte das bandas desse movimento. A ideia é mesclar momentos de rock n’ roll, quebrando o clima rápido em alguns momentos com baladas épicas, quase sempre apoiadas em instrumentos de corda, tais como violinos e violoncelos.

O grande hit do disco foi sem duvida Step Into My World, que dos três singles do disco, foi o que conseguiu ir mais longe, chegando ao 19º lugar das paradas do Reino Unido. Mais uma vez, é perfeitamente explicável o êxito: Guitarras grudentas e um refrão pegajoso. Na Inglaterra da segunda metade dos anos 90, isso era garantia de sucesso.

Há de se arriscar a dizer que o disco não tem simplesmente grandes momentos, mas sim épicos. Let Go of the Dream e a progressiva Stand in Line sintetizam bem esse conceito. Aliás, a respeito da segunda, deve-se destacar o fato dela ter quase 9 minutos de duração e um solo de guitarra bastante... psicodélico se assim podemos dizer.

Sobre a explicação de como o disco funciona, transitando entre baladas e faixas mais pegadas, Lucky Man consegue variar dentro desse conceito ao longo de seus pouco mais de cinco minutos.

Por fim, deve se dizer que o Hurricane #1 tinha tudo pra ser uma das grandes bandas britânicas dos últimos 15 ou 20 anos, mas não foi. E eles terem falhado nem se deve ao fato de o segundo disco não ter sido tão bom quanto o primeiro, mas pelo fato da banda ter concorrentes realmente fortes na época, tais como Oasis, Radiohead, Blur, The Verve e até mesmo os então principiantes Stereophonics.

A título de informação, pouco depois do lançamento de Only Strongest Will Survive em 1999, a banda se dissolveu. Alex Lowe foi tocar seus projetos solo e Andy Bell se juntou ao Oasis para tocar baixo na turnê de Standing on the Shoulder of Giants (2000) e lá permaneceu até o fim da banda com a saída de Noel Gallagher, em 2008.

Logo em seguida, montou juntamente com os outros ex-membros da banda o Beady Eye, onde voltou a tocar guitarra.

Um comentário:

  1. Realmente bem triste. Uma ótima banda, mas infelizmente uma das mais subestimadas de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio