quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dance Para o Rádio (Listas) - Melhores covers

No meu antigo blog, volta e meia eu fazia algumas listas. Como a ideia era boa e bastante gente gostava, resolvi trazer pra cá.

Então... a partir de agora é assim, toda quinta-feira tem uma lista nova aqui no Dance Para o Rádio.

E pra inaugurar essa sessão do blog, começamos com uma coisa no mundo da música que divide muitas opiniões, os covers. 

Algumas pessoas costumam dizer não gostar de covers e/ou versões, porque em muitas das vezes o resultado não sai lá muito bom. 


Mas por outro lado, em determinadas vezes uma banda acerta a mão de tal jeito que consegue tornar a música melhor do que a própria original.

Sendo assim, vamos a alguns dos melhores covers já feitos. Divirtam-se.

01 – Guns N’ Roses – Live and Let Die (Paul McCartney & Wings)
Se existe uma banda que sempre soube fazer bons covers, sem dúvida é o Guns N’ Roses. A música original é de 1973, quando Sir Paul McCartney tocava um projeto chamado Paul McCartney & Wings. Como se a música original já não fosse rápida e empolgante o suficiente, na versão do Guns N’ Roses, gravada para o album Use Your Illusion I (1991), as guitarras de Slash e Izzy Stradlin juntamente com os vocais rasgados de Axl Rose tornaram a canção ainda mais explosiva.

Fazer cover de uma banda tão conceitual e influente como o Smiths não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando se trata de uma das canções mais famosas da banda. Em 1998, o Love Spit Love foi chamado para gravar uma versão para esta faixa para fins de ser o tema principal da aclamada série Charmed. O resultado é admirável, pois a banda conseguiu fazer algo ligeiramente diferente do original, mas sem se perder entre uma mudança e outra.

03 – The Beatles – Twist and Shout (The Top Notes)
Algumas pessoas costumam creditar essa música aos Isley Brothers, mas o fato é que essa música tem uma identificação tão forte com os Beatles que faz com que a maioria das pessoas pense que essa música é de autoria deles. Twist and Shout foi a última faixa a ser gravada para o primeiro disco dos Beatles, Please Please Me (1963). Reza a lenda de que John Lennon estava com problemas de garganta no dia e atribui-se a isso o fato de Lennon ter conseguido aplicado uma voz rouca e rasgada nessa faixa.

04 – Johnny Cash – Hurt (Nine Inch Nails)
Ainda há quem acredite que essa música seja mesmo de Johnny Cash, sobretudo pelo fato dele ser um artista com muito mais anos de estrada que o Nine Inch Nails. Mas o que explica essa versão, é que em 2002 (um ano antes de morrer) Cash lançou The Man Comes Around, um disco que mesclava composições próprias e covers improváveis, dentre eles Hurt, cujo vídeo foi premiadíssimo.

05 – Travis – ...Baby One More Time (Britney Spears)
E falando em covers improváveis, a banda escocesa Travis resolveu fazer algo muito fora das possibilidades imagináveis no que se refere a versões: Uma versão de uma música de Britney Spears. E não é que o resultado ficou bom? A banda gravou uma versão acústica e pra lá de lenta em um show em North Yorkshire, Inglaterra.

06 – The Killers – Shadowplay (Joy Division)
Alguns dos fãs mais fervorosos da Joy Division não podem nem ouvir falar nessa versão que o Killers gravou para Shadowplay, original do album Unknown Pleasures (1979). A banda de Las Vegas foi chamada para fazer uma nova versão para que entrasse na trilha sonora do filme Control, que conta justamente a vida (e morte) do lendário vocalista da Joy Division, Ian Curtis. Nessa versão, a banda adicionou batidas eletrônicas e subiu tons, tornando a música bem mais parecida com o som que o New Order (banda fundada pelos membros da Joy Division depois da morte de Ian) faz.

07 – Anberlin – Enjoy the Silence (Depeche Mode)
Embora algumas pessoas possam torcer o nariz pro Anberlin, chamá-los de emo e isso e aquilo, há de se admitir que a banda fez um ótimo trabalho na regravação desse clássico dos anos 90. A faixa foi gravada para um projeto chamado Punk Goes, que converte músicas dos mais variados estilos e décadas para versões de bandas dos dias atuais, que quase nunca são de punk como o título do album sugere.

08 – Amy Winehouse – Monkey Man (The Maytals)
A música original é de 1969, do grupo de reggae The Maytals, mas foi com Amy Winehouse que a música ganhou vida nova. Monkey Man era presença garantida em quase todos os shows da cantora, sobretudo na turnê do disco Back to Black (2006). Inclusive, a faixa, devidamente regravada, entrou nas versões deluxe e Japonesas do album.

A banda de doidões do Oingo Boingo resolveu regravar o clássico I am the Walrus, dos Beatles para o disco Boingo (1994). O resultado foi uma versão cheia de guitarras, mas nem por isso com muito peso. Tudo pareceu ter sido colocado na medida certa e constantemente o cover de I am the Walrus do Oingo Boingo é lembrado em listas de grandes covers de rock.

Fechando a lista, juntam-se os conceitos tanto de cover quanto de versão. E os gaúchos do Nenhum de Nós fizeram isso com competência invejável, dando uma letra em português para Starman, de David Bowie.

Lembrando sempre que listas não são e nunca vão ser unanimidade. Além do que, essa não foi elaborada por nenhuma revista e/ou site especializado em música.

E no mais, se você tiver uma lista sua ou mais sugestões, mande ver nos comentários.

Um comentário:

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio