terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Oasis - The Masterplan

Muito se fala em Definitely Maybe ou Morning Glory, talvez mesmo até em Be Here Now. Aliás, neste último, tanto para o bem, quanto para o mal.

Mas se o Oasis tem um grande disco que não seja tão exaltado assim pela crítica especializada e até mesmo por muitos fãs, definitivamente, esse é The Masterplan.

Lançado em 1998, é basicamente uma coletânea de b-sides dos três primeiros discos da banda. Pra quem ainda não entendeu, é como se fossem “sobras”. 

Pode até se arriscar a dizer que este é o disco mais autoral de Noel Gallagher quando ele ainda estava no Oasis; não só pelo fato dele cantar mais músicas do que em qualquer outro disco da banda, além de dividir os vocais com o irmão Liam em Acquiesce, faixa que abre o disco; mas por mostrar que Noel mesmo depois de Definitely Maybe e Morning Glory, poderia continuar fazendo discos grandiosos por muito tempo.

Por outro lado, fãs da banda ao redor do mundo – com o perdão do trocadilho – lamentam que muitas dessas faixas não tenham entrado nos discos, tais como a própria The Masterplan, que poderia, e aqui há de se concordar, que deveria ter entrado em Morning Glory. Definitivamente, deixaria o disco ainda maior do que ele já é.

O disco tem outros grandes momentos, não tão bonitos quanto em Talk Tonight ou Going Nowhere, mas em músicas mais rock n’ roll como Fade Away, que é mais conhecida até daqueles mesmo que não são tão fãs; e também Headshrinker, que foi a coisa mais rápida e insana que o Oasis já fez até hoje e que, infelizmente, tenha sido ignorada até mesmo pela própria banda.

Por fim, pode-se afirmar sem qualquer resquício de dúvida, de que The Masterplan é um disco com o selo Oasis de qualidade e que embora seja feito todo de “sobras” da melhor fase criativa de Noel Gallagher, qualquer outra banda da época e com certeza hoje mais ainda, daria um braço para escrever um álbum tão bom quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio