quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

New Order - Get Ready

É possível uma banda conseguir influenciar diferentes gerações de músicos mesmo se adequando aos tempos modernos para poder seguir em frente? Mais do que isso, é possível essa mesma banda realizar tudo isso mesmo tendo ficado em um hiato de quase dez anos? Para o New Order sim.

Se em 1983 com o lançamento de Power, Corrpution & Lies o New Order conseguiu se distanciar cada vez mais do que tinha sido com o finado Joy Division e fazer uma revolução na música eletrônica, fazendo com que amantes de rock e dance dessem as mãos e partissem juntos para as pistas de dança, em 2001 eles voltaram. 

Ainda que eles estivessem mais focados no rock, continuaram sendo mestres no que se refere à música eletrônica. O último registro de inéditas da banda tinha sido em 1993, com Republic, que foi sustentado em grande parte pelo hit-single Regret.

Com Get Ready, lançado em agosto de 2001, o New Order não só conseguiu recuperar a paixão dos fãs mais antigos, como também conseguiu angariar novos, com seu som que embora flertasse com coisas que a eles costumavam fazer nos anos 80, soava repaginado, atualizado, fazendo parecer uma nova banda.

Algumas coisas não mudaram; como os solos de baixo de Peter Hook – que agora aparecia com muitos quilos a mais – ainda dominavam as músicas e não deixavam dúvida: Definitivamente, era o New Order e eles estavam de volta!

O disco ainda contou com muitas participações especiais, como de Billy Corgan (The Smashing Pumpkins) na excelente faixa Turn My Way e de Bobby Gillespie (Jesus and Mary Chain e Primal Scream) em Rock the Shack.

Os hits desse disco foram sem dúvida Crystal e 60 Miles an Hour, além de Someone Like You. Aliás, a primeira era e é presença constante nos shows da banda até os dias de hoje. E é bem provável que esteja quase no mesmo patamar de importância de Blue Monday (Power, Corrpution & Lies, 1983) e Bizarre Love Triangle (Brotherhood, 1986).

Mas Get Ready vai muito além de Crystal ou 60MPH. Um grande disco sempre vai além de seus hits, prova disso é a já citada Turn My Way, que contou com Billy Corgan, que inclusive participou da turnê do disco. Além das moderníssimas Rock the Shack e Close Range, que apresentam uma produção tão boa que se alguém dissesse que foram gravadas ontem, não era nada difícil de se acreditar.

Pra que se tenha uma ideia de como Get Ready e, principalmente Crystal, são importantes pra música nos últimos quinze anos, a principal cria desse disco é ninguém menos do que o The Killers, que tirou seu nome do videoclipe de Crystal; onde uma banda fictícia aparece tocando no lugar do New Order e este é o seu nome, além de terem “se inspirado” no chroma do vídeo e terem colocado um bem parecido no seu vídeo de estreia, Somebody Told Me (Hot Fuss, 2004). Sem contar, claro, o riff de baixo de Hooky que é um dos mais espetaculares já feitos.

Visto isso, se você procura alguma coisa diferente, mesmo que não tenha sido lançada nos últimos anos, uma boa pedida é Get Ready, o disco que recolocou o New Order entre as grandes bandas do mundo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem faz o Dance Para o Rádio